-
Arquitetos: penta arquitectura
- Área: 150 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um terreno de 8x21 metros, na região metropolitana de Assunção, foi solicitada uma casa que proporcionasse uma sensação de amplitude no térreo e o máximo de privacidade possível no andar superior. Aproveitando a encomenda, foi proposto um sistema de habitação que poderia ser aplicável a outros lotes urbanos da cidade, com uma estrutura flexível e adaptável (longitudinal e transversal) e ambientes que acompanham diferentes usos para diferentes usuários. A estrutura é mista, com o térreo feito de metal e o pavimento superior de concreto aparente. Os blocos do pavimento superior são suspensos na frente e de trás do edifício por meio de tensores diagonais, gerando sobreposições para sombra e proteção.
Nesta primeira configuração de casa, para um casal gay e seus animais de estimação, uma área social aberta para reuniões e jogos, uma suíte, um estúdio e um quarto de hóspedes são distribuídos ao longo dos 150 metros quadrados. Estes espaços foram localizados de acordo com a orientação do terreno e as relações dos vazios verticais que descomprimem o volume principal, para captar a luz natural e otimizar a ventilação. Assim, no térreo, se limitam as paredes divisórias e no piso superior, dois blocos fechados ficam virados um para o outro. Todo o complexo está separado do limite norte por um pátio linear, e se fecha ao sul, onde há chuvas abundantes. Os blocos íntimos superiores formam um pé direito duplo sobre a área social, com uma abertura zenital que permite a ventilação, deixando escapar o ar quente do interior da casa. O recuo lateral aberto ilumina indiretamente os espaços e os ventila, além de servir de passagem para as instalações (sanitárias e elétricas), no futuro com vegetação abundante acompanhada por um filtro de bloco que reduz a incidência de luz solar. Da mesma forma que a estrutura é aparente, as caixas cegas foram executadas com blocos pré-fabricados que, além de reduzir o tempo de execução, requerem menos complementos para melhorar sua inércia térmica, pois têm uma câmara de ar em seu interior.
Com a premissa de economia e desempenho dos materiais, o projeto foi pré-configurado de tal forma que pisos e paredes não têm revestimento adicional ou reboco, exceto em áreas úmidas. As instalações são externas, os móveis fixos são feitos de folha de madeira, deixando todas as texturas nuas. As decisões tomadas durante todas as etapas de projeto, contexto, materialidade e execução, nos permitiram alcançar um custo por metro quadrado abaixo da média, tornando este sistema acessível a uma maior variedade de usuários. O modelo procura ser adaptável a diferentes implementações e configurações internas, respondendo à diversidade do ecossistema urbano; casais sem filhos, mães/pais e filhos(as), companheiros(as) de casa, casa/escritório, solteiros(as), pessoas com animais de estimação.